Hoje celebramos o Dia Mundial do Rádio.
Como entusiastas do rádio e do podcast, sempre levamos na memória os bons momentos do futebol narrados com a emoção que merecem pelos nossos queridos locutores.
No Brasil, o rádio surgiu no 7 de setembro de 1922, no dia do centenário da independência, mas apenas de forma experimental.
Já a primeira transmissão de futebol foi em de 19 de julho de 1931, pela Rádio Educadora Paulista: partida entre as seleções de São Paulo e do Paraná no Campo da Floresta, em São Paulo.
O que era um simples relato de como foi a partida, virou um fenômeno nos ouvidos dos torcedores.
Nesse post, reunimos alguns momentos emblemáticos do rádio esportivo, com narrações históricas de grandes momentos do futebol.
Emocionantes narrações do rádio no futebol!
Brasil x Uruguai – final da Copa do Mundo de 1950
Histórico jogo no Maracanã, em que o Uruguai se sagrou bicampeão mundial sobre o Brasil, calando 120mil pessoas no estádio e um país inteiro.
Um detalhe é que haviam dois narradores (Jorge Curi e Antônio Cordeiro pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro), cada um narrando o ataque de uma equipe.
Brasil x Tchecoslováquia – final da Copa do Mundo de 1962
Depois de um momento triste, um de alegria: a decisão da Copa de 1962, no Chile, narrada por Pedro Luiz Pauliello, da Rádio Bandeirantes de São Paulo.
Vasco da Gama x Cruzeiro – Brasileirão de 1974
A conquista vascaína foi narrada pela lenda do rádio Waldir Amaral, da Rádio Globo do Rio de Janeiro. Perceba que Waldir narra com rapidez, mas com muita clareza, colocando o torcedor dentro do confronto.
São Paulo 2×1 Barcelona – Mundial Interclubes 1992
Não pode faltar um dos maiores, que completou 70 anos de idade recentemente: o Pai da Matéria Osmar Santos, da Rádio Globo de São Paulo, narrando um dos maiores momentos da história do São Paulo: a decisão do Interclubes contra o Barcelona.
Flamengo 3×1 Vasco – Campeonato Carioca 2001
Dessa vez, vamos homenagear dois grandes do rádio esportivo narrando o mesmo lance: o gol antológico de Petkovic que deu o título ao Flamengo sobre o Vasco na decisão do Cariocão de 2001.
Primeiro, o Garotinho José Carlos Araújo pela Rádio Globo.
Depois, O Garotão da Galera Luis Penido narrando pela Tupi.
Tijuana 1×1 Atlético-MG – Copa Libertadores da América 2013
Um dos momentos mais icônicos da história do Altético-MG trazido por Osvaldo Reis, da Rádio Globo de Minas – a defesa de pênalti milagrosa de Victor no último lance da partida, que poderia eliminar o Galo da Libertadores.
E, pra encerrar, temos que trazer uma provocada nos hermanos.
Após o vareio que a Argentina levou no Mineirão pelas Eliminatórias da Copa de 2018, Daniel Mollo da Rádio Cooperativa da Argentina mostrou todo o seu descontentamento com a Argentina e reconhecendo a superioridade do Brasilzão.
Quem mais aí é apaixonado pelo rádio? Baixa o volume da TV e aumenta o do rádio? Leva radinho ou aplicativo pro estádio? Comenta aí!