O Brasil é uma das mais vitoriosas nações na Fórmula 1. Após os ingleses e alemães, o Brasil foi quem mais venceu corridas na categoria.
Atualmente, não temos brasileiros no grid. E,aparentemente, não será tão cedo que veremos outro. O automobilismo brasileiro passou por anos de crise interna na organização e externa na quantidade de pilotos.
Há exatamente 10 anos, no GP da Itália de 2009, Rubens Barrichello conquistou a vitória de número 101, a última vitória brazuca na Fórmula 1.
Rubinho era piloto da Brawn GP, franquia de Ross Brawn, que comprou a equipe Honda e que acabou virando a equipe Mercedes em seguida.
Desde esse dia, nenhum outro piloto brasileiro chegou ao local mais alto do pódio na F1. Coincidentemente ou não, a última vez que o Brasil subiu ao pódio foi também na Itália, com Felipe Massa, em 2015.
Rubinho nessa corrida atingiu a sua 11ª vitória, a 101ª brasileira.
Ele deu sua opinião sobre o longo jejum de vitórias…
Vencer em Monza naquele ano, chegar à minha 11ª vitória, sem dúvida, foi algo muito especial. Assim como todas as outras vitórias na Fórmula 1. Mas esse marco é algo que eu espero que não se estenda por muito tempo. É até estranho um país como Brasil, com tantos pilotos talentosos, estar sem vitórias na Fórmula 1 há tanto tempo. Torço para que essa estatística mude em breve, para que possamos ter brasileiros correndo de novo na Fórmula e vencendo a cada 15 dias
As 101 vitórias
Esta é a relação dos pilotos que já receberam a bandeira quadriculada:
41 vitórias – Ayrton Senna
23 vitórias – Nelson Piquet
14 vitórias – Emerson Fittipaldi
11 vitórias – Rubens Barrichello e Felipe Massa
1 vitória – José Carlos Pace
Há dois anos, quando Felipe Massa deixou a Fórmula 1, não temos pilotos brasileiros na Fórmula 1.
Temos brasileiros na Formula 2 e em categorias menores na gringa, mas nenhuma grande chance de chegar na principal categoria.
Sérgio Sette Câmara e Pietro Fitipaldi são pilotos de testes de equipes da F1, mas não aparentam ter chances de serem titulares.
E aí, será que vai demorar um piloto chegar ao lugar mais alto do pódio na F1? Comenta aí!